Happy 22!/Welcome to UPEI - Parte II - As aulas

em quarta-feira, 20 de março de 2013 com 3 Comentários
Oláááa, gente bonita!

Sabe aquele sonho que temos desde crianças de que não devia ter aula em dia de chuva? Pois é, aqui no Canadá tem muito isso, mas por causa da neve. Aaaah, snow days, me deixando dormir mais desde janeiro. Eu sei que tinha prometido o post para o fim de semana, mas as provas finais estão chegando e a coisa está ficando feia por aqui, então resolvi aproveitar esta folguinha para atualizar o blog :)



Como eu disse no último post, dia 11 foi meu b-day. Meu e da torcida do flamengo, porque eu nunca tinha conhecido ninguém que fizesse aniversário no mesmo dia que eu, chegando aqui encontrei logo três. De presente, ganhei meio dia de folga porque era aniversário uma das minhas professoras (cakes! Cakes everywhere!) e ela foi para casa em Quebec comemorar. E também um caixa com algumas gracinhas brasileiras que minha família mandou (thaaanks, love u!). É uma dia especial que gostamos de passar junto das pessoas que amamos. Infelizmente, para mim isso não foi possível, mas não foi motivo para depressão. Claro que eu não estava pulando de felicidade até porque depois dos 19, aniversários param de ser tão divertidos, mas apesar da falta de coxinha, eu me sentia bem. Fui ao shopping e me comprei mais alguns presentes, comprei também meu cupcake de aniversário e balões :D


Sempre quis balões como esses no meu aniversário, adorei vir trazendo eles do mercado *__*  (obs.: eles ainda estão cheios e lindos decorando meu quarto)

Meu cupcake estava delicioso por sinal, mas mais gostoso ainda foi limpar a sujeira que estas velas fizeram na minha mesa.
Isso tudo para a minha festinha online, que eu gostaria de postar algumas fotos, mas alguém me disse que tinha colocado as fotos no Dropbox quando na verdade não colocou. Bem, foi triste não poder receber todos aqueles abraços, mas eu me diverti bastante vendo a família reunida para comemorar meu aniversário ainda que eu não estivesse lá.



Como fiz 22 anos numa segunda, deixei para fazer uma pequena comemoração aqui no sábado. O pessoal veio para cá, fizemos o pão de queijo que estava na caixa que recebi, todos os estrangeiros amaram, foi aquele barulho... Como vocês podem ver na foto abaixo, eu  me diverti.

Só não me perguntem do que eu estava rindo, eu realmente não lembro qual foi a piada.
Quase todos os brasileiros nesta foto, só faltam 3 que não puderam vir. Ah, as duas meninas ao meu lado são francesas e o cara de preto perto delas é canadense (raridade, por incrível que pareça, conheço pouquíssimos)

Muito obrigada a todos pela presença. Maaas agora vamos tratar de assuntos acadêmicos.

Welcome to UPEI - Parte II - As Aulas

A UPEI é uma universidade pequena em termos de tamanho. Bem menor que a minha universidade de origem (esse termo fica tão feio em português -.-) e incrivelmente melhor estruturada e desenvolvida. Alguns prédios são bem antigos (construídos por volta de 1854) e isso junto com a neve deixa tudo com uma aparência ainda mais extraordinária.


Prédio principal, o mais antigo. 



Pôr do sol em PEI :)
Students Centre com o Cari Centre ao fundo (o mega ginásio de esportes)

A vantagem de estudar em uma universidade pequena é o tratamento que recebemos dos professores. Todos nos tratam pelo nome, sabem de onde cada aluno é, são mega preparados para receber estrangeiros e muito compreensivos. Como as turmas não são abarrotadas, os professores também têm condições de atenção individual aos alunos que tem dúvidas. 

Eu adoro as aulas aqui, acho que meu rendimento em sala é muito superior ao da minha universidade de origem e atribuo isso a curta duração de cada aula. Diferente da UFAL, onde chego a passar quatro horas sentada ouvindo sobre a mesma coisa, na UPEI as aulas de duração de 45 (para três aulas por semana) e 80 (para duas) minutos, então você recolhe suas coisas e vai esticar as pernas e tomar um ar enquanto anda até o prédio onde fica sua próxima aula. É genial! Até porque eu acho que conta-se nos dedos as pessoas que conseguem prestar atenção no mesmo assunto por quatro horas seguidas (e não me inclua nesta conta). Ah, lembrando que como aqui os alunos costumam pagar no máximo cinco disciplinas por semestre, você tem, no máximo, três aulas por dia.

Mas o melhor de tudo mesmo são as aulas práticas. Além de terem modelos para todas as estruturas que você conseguir imaginar, os laboratórios são limpos, equipados, organizados e até mesmo o material biológico é cuidadosa e didaticamente preparado para o melhor aprendizado. Como assim? Por exemplo, enquanto na UFAL acontece de os próprios alunos terem que comprar o material e levar (muitas vezes de ônibus) para a aula, aqui a universidade compra animais preparados para dissecação. Eu não lembro o nome da técnica agora, mas os exemplares vêm com as veias, artérias e sistema hepático pigmentados para que você identifique cada estrutura com mais facilidade.

Dissecando um tubarão. É engraçado como passei um ano estudando zoologia e as aulas práticas eram raras e quase improvisadas. Daí cheguei aqui e, em quatro meses, dissequei um peixe ósseo, um tubarão, uma salamandra, um sapo, uma tartaruga, um pombo, um rato e vem por aí um ferret (gente, não quero fazer isso com um ferret!)

Antes de continuar, eu gostaria de deixar claro de maneira alguma culpo os professores brasileiros pela falta de estrutura das universidades. Pois ao contrário daqui, além de não terem a mínima estrutura para trabalhar, têm que dar conta de mil horas de aulas a cumprir toda semana, provas e mais provas das turmas abarrotadas para corrigir e ainda não dormir para poder fazer pesquisa se quiser ganhar um salário decente. Isso não é vida.

Mas voltando ao assunto, aqui tenho a chance de realizar todo tipo de experimento nas aulas práticas que me ajudam muito a entender o funcionamento da vida. Outra coisa que eu adoro é o fato deles serem completamente focados na evolução biológica diferente de certos lugares onde o professor de evolução é criacionista e ficava enrolando para não dizer que evolução é um fato, eles se preocupam muito em mostrar as ligações entre os grupos de seres vivos. Em um dos laboratórios, inclusive, tem crânios de hominídeos ao longo do tempo para podermos comparar com atuais e além de alguns deles serem de verdade, os alunos podem manusear este material. As aulas de laboratório aqui são as únicas que duram muito tempo, cerca de três horas e meia, mas passa super rápido porque o ambiente é descontraído e é sempre divertido.

Uma das minhas salas de aula
Eu e um peixe abissal :D (sim, é o peixe do Procurando Nemo)
Crânios para estudo e modelos de várias estruturas biológicas.
Mais e mais modelos... Tem centenas deles!
Coleção de pássaros empalhados para estudo de estruturas anatômicas externas das aves.
Modelos, modelos...
E mais modelos...
E os crânios de hominídeos que falei. Nem todos são de verdade, mas só o fato de não precisar ficar só na foto faz uma grande diferença.
Eu poderia passar o dia inteiro mostrando fotos e falando de como ter aulas aqui é maravilhoso, mas o dever chama e vou aproveitar o resto do snow day para estudar e tirar o atraso dos trabalhos. Beijos a todos, até o próximo post (pode demorar, vocês sabem, as provas...) e deixem comentários para fazer esta blogueira feliz. Deem sugestões, digam o que vocês gostariam de ver... E para quem não comentar, vou mandar o pássaro do mal atrás de você!


3 comentários:

Clara disse...

Foi bom te encontrar no dia do teu niver e te dar um abraço.. sei o quanto de amigos no Brasil queriam fazer isso e nao puderam. A festinha pareceu boa mesmo! :D Adoro teu blog. beijos

Jéssica de Paula disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk lovei o pássaro do mal!
Ah, achei tudo tão bonitinho nos laboratórios, mas lógico que fiquei mais apaixonada pelos prédios! Que tal me mandar uma foto beeeeem linda para eu colocar no meu mural? *_*
achei seu cupcake de aniver lindo, mas mais ainda os balões. *-*
saudades, beijooo!
ah, vou comer uma coxinha em sua homenagem! :*

Adm. Dayseanne disse...

Pronto linguaruda, na verdade já tinha colocado as fotos no dropbox, só que não tava salvo na pasta compartilhada, não sei porque, já tinha mudado os arquivos de lugar... dá uma olhada agora e poste TODAS as fotos! Bjim

Postar um comentário